sexta-feira, 20 de março de 2009

Informativo do Doido!!! n°04

História do Município de Contagem

Das Origens à emancipação PolíticaO início do povoamento da região de Contagem data de 1701, com a instalação às margens do Ribeirão das Abóboras, de um posto fiscal e de contagem do gado que vinha da região do Rio São Francisco em direção à região das Minas

Antiga Casa do Registro - Hoje casa da Cultura!

Como acontecia em todos os pontos que ofereciam boas oportunidades de lucro , em torno do registro das Abóboras , desde 1716 , um aglomerado humano dos mais diversificados tipos foi dando vida à população . Senhores de Escravos; proprietários de datas minerais à procura de braços e do gado para alimentação; patrulheiros; funcionários do Registro; delatores do transvio; religiosos, taberneiros; desocupados e vadios. Nas redondezas ainda afazendavam-se os que encontravam faixas realengas, devolutas. O comércio era precário, feito em ranchos cobertos de sapé. Nas proximidades daquele posto , em terras de domínio público, desenvolveu-se um povoado, o Arraial de São Gonçalo da Contagem das Abóboras, núcleo original da ocupação da Sede Municipal onde se erigiu em 1725 a capela de São Gonçalo do Amarante.


Atual Igreja Matriz - no local da antiga Capela Sobre o padroeiro da cidade - São Gonçalo do Amarante - segundo versão mais aceita, nasceu no povoado de Aviconha, freguesia de Fagilde, em Portugal, era filho de pais nobres. Recebeu educação eclesiástica como membro da ordem religiosa Dominicana, tornando-se missionário divulgador do evangelho nos lugares às margens do rio Tamisa, em Portugal. Faleceu a 10/01/1259, dia consagrado em sua homenagem. É considerado Santo casamenteiro. Este período caracteriza-se pelo arruamento tortuoso, grandes lotes com casas no alinhamento e profundos quintais arborizados com mangueiras e jabuticabeiras, por vezes fazendo divisa no fundo com cursos d’água; e um pequeno número de edificações remanescentes do período colonial.
O informativo do Doido é postado períodicamente na comunidade Polílica de Contagem, onde há outros temas de igual importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário