segunda-feira, 20 de abril de 2009

Contagem realiza a segunda conferência municipal em abril

A II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial acontece nos dias 24 e 25 de abril, no Cine Teatro Municipal de Contagem para avaliar as ações desenvolvidas pela administração municipal nos últimos quatro anos e definir novos campos de ação.

Programação

O evento será aberto oficialmente na sexta-feira, 24, às 19h. No sábado, de 8h às 18h, acontecem palestras, debates, votações de propostas e escolha de delegados que vão representar Contagem na conferência estadual, de 22 a 24 de maio, no SESC Venda Nova.
Durante a etapa estadual, a prefeita Marília Campos vai assinar com autoridades de outros municípios o termo de adesão ao Fórum Intermunicipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Ela ressalta que o tema da igualdade racial "faz parte do debate público em Contagem e que a mobilização é um dos principais avanços, por abrir novas perspectivas de participação nessa luta".
Entre as atuações de destaque no primeiro mandato da prefeita Marília Campos estão a implantação da Lei 10.696, que determina a inclusão no currículo escolar dos estudos da cultura afro-brasileira e africana - a Secretaria da Educação tem inclusive um kit específico para trabalhar esta questão, o Negro em Foco -; a adoção da cota de 12% para negros e pardos em concursos públicos; articulação do Grupo de Trabalho da Saúde da População Negra; a intensa agenda de promoção de debates e celebrações que fazem referência à cultura e história africana e afro-brasileira; a inclusão do quesito raça/cor na política de desenvolvimento social e a relação com os movimentos sociais, especialmente os movimentos negros e comunidades quilombolas.
São esperados cerca de 200 delegados para a conferência municipal. Eles serão escolhidos em encontros e plenárias regionais que começam nesta segunda, dia 13. Os interessados em participar, inclusive da eleição dos representantes, devem se inscrever nos locais das reuniões, antes do início das plenárias.
Todo este debate antecede e prepara a realização da II Conferência Nacional de Igualdade Racial, que acontece ainda no primeiro semestre deste ano, em Brasília. Mais informações na Secretaria de Direitos e Cidadania: (31) 3352-8091.

Fonte: Portal da prefeitura Municipal de Contagem

Link: Veja matéria na integra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário