terça-feira, 13 de janeiro de 2009

IPTU 2009

Prefeitura Municipal de Contagem inicia, no dia 25 de janeiro, a remessa dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU referente ao ano de 2009. A parcela única recebe desconto de 8% e deve ser paga até o dia 16 de fevereiro. Para se ter uma idéia do percentual do desconto, o percentual destinado a quem paga IPVA à vista é de apenas 3%.
Quem optar por parcelar o pagamento do imposto, pode fazê-lo em dez vezes - de fevereiro a novembro, sendo o vencimento da primeira parcela no dia 16 de fevereiro e as demais, todo dia 15 de cada mês. O pagamento parcelado implica num acréscimo de 1% ao mês.
Ao todo são cerca de 65 mil registros de imóveis prediais ocupados por indústrias, comércios, serviços e lotes vagos tributados e cerca de 150 mil unidades residenciais, isentas. Não houve alteração de alíquotas, mas as plantas de valores foram atualizadas, conforme determinação do Código Tributário Municipal em 8,91%, correspondente à variação do Índice Geral de Preços de Mercado - IGP-M (Fundação Getúlio Vargas - FGV).
Os carnês serão enviados de 25 a 30 de janeiro, mas quem não receber, poderá obter a segunda via na Coordenadoria da Receita Municipal, na Avenida Cardeal Eugênio Pacelli, 1887, nos dias úteis, das 8h30 às 16h30 ou via internet, no site da Prefeitura, no www.contagem.mg.gov.br/receita
.
Fonte: Portal Prefeitura Municipal de Contagem

5 comentários:

  1. Moro em apartamento do PAR. Tenho que pagar IPTU?!

    ResponderExcluir
  2. Porque o inquilino alem de pagar os impostos municipais e estaduais ainda tem que pagar o IPTU comercial, sendo assim o dono do imóvel não tem gasto nenhum sendo que nem as manutenções do imoveis eles não fazem, e a prefeitura não fiscaliza os predios podres da cidade.

    ResponderExcluir
  3. contagem e uma desgraça, todos gorvenantes, como marilia campos e uma vergonha, a pior caidade do estado, deveria ser extinta, lugar porco

    ResponderExcluir
  4. Como posso pegar a segunda via do IPTU de um imóvel localizado em Contagem /MG.

    ResponderExcluir
  5. Pagar Impostos seja Federal, estadual e/ou Municipal , é um dever do Cidação. Difícil é pagar uma tonelada de IMPOSTOS sem contrapartida do Estado, seja qual for a instância. O meu caso é que sou cobrado a pagar imposto já por 19 anos, de um terreno que nem acesso a ele se tem até, hoje! Para toraná-lo útil e vir a recompensar o IMPORTO PAGO, cabe O município criar a Av. que se encontra em PROJETO desde quando este imóvel foi adquido por mim. É DURO!

    ResponderExcluir