terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Já dizia-se nas diretas (JÁ)

Para que existam hoje os direitos políticos, o direito de votar ou ser votado, de escolher seus governantes e representantes, a sociedade lutou muito.

A política foi inventada pelos humanos como o modo pelo qual pudéssemos expressar suas diferenças e conflitos sem transformá-los em guerra total, em uso da força e extermínio recíproco....... A política foi inventada como modo pelo qual a sociedade, internamente dividida, discute, delibera e decide em comum para aprovar ou reiterar ações que dizem respeito a todos os membros.

A democracia é subversiva. É subversiva no sentido mais radical da palavra. Em relação à perspectiva política, a razão da preferência pela democracia reside no fato de ser ela o principal remédio contra abuso do poder. Uma das formas (não a única) é o controle pelo voto popular que o método democrático permite pôr em pratica.

O mundo exige dos jovens que se arrisquem. Que alucinem. Que se metam onde são chamados. Que sejam encrenqueiros e barulhentos. Que, enfim, exijam o impossível. Resta construir o mundo amanhã. Parte desse trabalho é votar. Não só cumprir obrigação. Tem de votar com hormônios, com ambição, com sangue fervendo nas veias. Para impor aos vitoriosos suas exigências, antes e principalmente depois das eleições.

O direito de votar: como fazer dessa conquista um direito para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita.

O poder do voto, a necessidade da democracia, o exercício da cidadania e a conscientização política seriam viáveis para o desenvolvimento.

Estes argumentos sobre a luta pelo direito de voto e de um debate democrático e a construção do papel do jovem e do povo, para construirmos um Brasil melhor.


Postagem na comunidade do orkut no dia 06 - 01 -2009
Autor da postagem: Seninha
Link:
Clique para ver no Orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário